quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Seminário Integrador VI

Ao concluir as atividades de recuperação deste eixo VI e a orientação do SI para que analisasse uns Portfólios de Aprendizagens construído por algumas colegas, provocou-me uma série de mudanças na forma de pensar e encarar meu Portifólio de Aprendizagem.
Na medida em que cada item do roteiro a ser seguido para analise era explorado, ia me remetendo ao meu trabalho e percebia neste vários pontos a serem melhorados e/ou aprimorados, fortalecendo as aprendizagens sobre esta temática pedagógica.
Os portfólios das colegas foram analisados sob vários aspectos como: fazer comentário comparativo do seu blog com o dos colegas, avaliar os dois blogs dos colegas comparando-os, refletir sobre a atividade e não atividade, verificar se ocorreu reformulação ou nova postagem em função da intervenção (comentários) de professores, tutores ou colegas, verificar se há postagens que abrangem a interdisciplinaridade, verificar se no conjunto do blog há uma postagem para cada interdisciplina, verificar se há regularidade nas postagens, verificar se há relação entre teoria e prática, verificar se há evidências e se há argumentos.
O exercício do espírito crítico sempre é promissor de aprendizagens, e neste caso foi capaz de me “clarear os olhos”, pois passei a sentir falta em meu trabalho de aspectos fundamentais em um Portifólio como a interdisciplinaridade, assiduidade, evidências, argumentos, teoria, prática e muita reflexão científica baseada nos textos. Existe a necessidade de todos estes aspectos para que rompa com concepções tradicionais de ensino.
Convém ressaltar que meu portifólio não carrega estas características, como os portfólios de minhas colegas que trazem teoria e prática de uma forma bem clara e instigadora de argumentos que eu ao ler e refletir sobre os textos estudados, não tinha pensado.
A interação dos tutores e professores foi fundamental para a conclusão de uma reflexão e isso observei no portifólio de Catiane Vargas onde a tutora levanta outra hipótese de uma idéia mal esclarecida e posteriormente a aluna Catiane responde e esclarece sua postagem de forma bem sucedida acontecendo neste momento a interação e aprendizagem.
Contudo, os aspectos positivos que observei ao ler os portfólios de Catiane Vargas e Gislaine Aguiar, concluo que realmente não tenho dado tanto valor as minhas aprendizagens, não valorizando os meus registros, minhas reflexões e colocando-as em prática. Perdi a chance de descrevê-la fazendo uma ligação entre as aprendizagens da faculdade, minha vida profissional e pessoal.
Agradeço a oportunidade de reler os textos e de compreender muito mais o eixo VI, no qual fará parte de minha vida por vários aspectos interessantíssimos onde tudo que aprendemos reflete em nossa vivencia e experiência.
De todas as minhas postagens acredito que minha melhor descrição de aprendizagem apareceu na “ANCESTRALIDADE” no qual consegui criar uma rede de aprendizagem com o texto sugerido, minha vida profissional e pessoal e na aplicação da mesma com meus alunos, caracterizando diferentes resultados e aprendizagens.
Parabéns as minhas colegas pela dedicação e desejo estar entre os portfólios selecionados no semestre que vem, mas para isso é preciso colocar em pratica tudo que aprendi na recuperação do Eixo VI.

Nenhum comentário: