quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Desenvolvimento Moral

A partir das leituras propostas pela Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque de Psicologia II, pude refletir sobre uma situação ocorrida com os alunos do primeiro ano quando propus uma atividade e no decorrer do trabalho observei que o aluno Pedro (nome fictício), ao passar pelo seu colega João (nome fictício) esbarrou e bateu em seu braço, riscando o desenho que João estava pintando. Este vira para o lado e faz o mesmo na folha de Pedro que estava sentado ao seu lado. Assim, cria-se um conflito moral entre os dois.
Diante da situação ocorrida, procurei juntamente com os alunos refletir sobre a situação ocorrida na sala de aula, mostrando a necessidade do respeito mútuo entre crianças e adultos, destacando a importância da conversa nos momentos de discórdia antes de tomar qualquer atitude agressiva com o outro.
No texto “Significações de violência na Escola: Equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?” da professora Jaqueline Picetti relata que segundo Piaget “... em torno dos 10 anos, os atos são avaliados segundo seus resultados, independente das intenções”.
Desta forma, pude notar que o aluno João obteve somente seu ponto de vista, encontrando dificuldades em relação ao posicionamento de seu colega, já que havia esbarrado nele sem a intenção de prejudicá-lo.
Segundo Piaget, a heteronomia é a fase em que são introduzidas pelos adultos normas sociais as crianças, as quais são base para agirem moralmente, sendo que após a reflexão, a criança passará a considerar, conhecê-las e reavaliá-las. Acredito que esta criança encontra-se nesta fase do desenvolvimento moral.

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