quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Diversidade étnico-racial


Elaborar um mosaico étnico-racial em conjunto com seus alunos. Vocês podem utilizar diferentes recursos visuais, como desenhos, pinturas, colagens, fotografias... Faça um grande painel e estimule outros colegas a participar desta atividade, montando uma linda exposição na escola.



1° MOMENTO
A atividade consistiu em cada aluno desenhar seus pais ou responsáveis destacando características externas e pessoais e posteriormente se desenhar enfatizando características herdadas dos mesmos e montar um grande painel da turma.

2° MOMENTO
Observar características étnico-raciais e em grupos (4 integrantes) formular um texto coletivo destacando o que observaram no painel.


Ao observar a atividade realizada com a 6ª série sobre a diversidade étnico-racial destaco que a turma apresenta uma diversidade cultural ampla, pois tem pessoas de todas as raças, credos, culturas.
O grande mosaico montado pela turma apresenta entre as famílias diferentes característica, principalmente na fisionomia de cada um, onde se formam estilos próprios, mas com heranças geneticamente herdadas dos familiares.
Uma família que me chamou atenção foi uma italiana de olhos azuis casada com um descendente africano onde o filho herdou a cor do pai e os olhos azuis da mãe e mereceu o destaque de toda a turma.
Ao ler os textos dos alunos, todos destacaram a importância do respeito entre os seres de diferentes culturas e também a ligação de heranças e costumes herdados pelos pais ou responsáveis.
Outro destaque importante é um filho com costumes e gostos pessoais muito semelhantes ao pai que por sua vez não é o pai biológico.
Com estes pequenos exemplos ficam claros que nossa ancestralidade, nossa convivência, nossa identidade se constrói ao passar dos anos e influem no nosso crescimento pessoal, profissional e ético.
Esta atividade veio complementar os textos que lemos até agora e destacar diferentes povos, culturas e etnias, salientando que em nossa comunidade escolar existe uma diversidade cultural muito grande e ao trabalharmos estas diferenças na escola, diminui o preconceito e suas conseqüências como rotulação, discriminação e exclusão.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Gleici,
Tuas postagens, referentes a parte 2 da atividade de recuperação do SI, revelam certa contradição com as reflexões realizadas na parte 1 dessa mesma atividade, pois lá defendes que o Portfólio é um espaço de aprendizagens, de registro das reflexões do aluno, espaço "de montagem de redes de hipóteses" e, no entanto, o que fizeste aqui foi um 'copia e cola' de atividades realizadas durante o semestre e durante a recuperação. As postagens feitas aqui deveriam ser originais, reflexivas, ou seja, teriam de dialogar com as atividades já realizadas. Que sentido há em postar algo já feito, comentado, avaliado e produzido para atender outras exigências, outros critérios? Destacaste em teu texto, (parte 1 da recuperação) que o Portfólio "apresenta a identidade de cada aluno"... que identidade o teu Portfólio evidencia? Pensa um pouco sobre isso.
Espero que minhas colocações te ajudem a compreender a dinâmica do Portfólio e, principalmente, que, nos próximos semestres, possas avançar nas tuas reflexões a fim de realizar postagens mais densas, críticas e que realmente dialoguem com as atividades das interdisciplinas. Beijos, Rô Leffa