quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Linguagem e Educação

Nossa primeira aula presencial realizada no dia 27/08 tivemos o prazer de receber as informações da interdisciplina de Linguagem e Educação muito bem ministrada pela professora Patrícia e as tutoras Juliana e Graciela.
Neste primeiro cronograma da interdisciplina observamos que as atividades vão até o módulo 9, aulas presenciais e virtuais, apresentará pesquisa de campo, textos e vídeos (previstos 3)atividades no Webfólio e Blog (Próprio da interdisciplina).
Com a proposta da primeira atividade com perguntas desafiadoras no meu grupo teve muita interação, discutição e trocas...
Nossa pergunta:
• Quando começa e termina a alfabetização?
Para eu ter um domínio da resposta primeiro preciso definir o que é alfabetização e se alfabetização denomina-se estado ou habilidade do uso da leitura, escrita e oralidade acredito que ela se de com individuo a partir do momento que ele interage com o universo da escrita e é um processo contínuo de hipóteses.
Nesta aula defini em minhas redes de aprendizagem que letramento é o conhecimento como um “todo”, ou seja, o individuo pode ser Analfabeto e ser letrado, pois o letramento se dá seguido de experiências, vivencias que o ser humano adquire com o meio no qual está inserido.
Um exemplo citado por minha colega de grupo é seu filho que não é alfabetizado, mas conhece, memoriza, interpreta, identifica várias situações como: Ele pega um livro, sabe o nome da história, folha as páginas e faz um ensaio de leitura. Quando vê uma lata de achocolatado logo diz “NESCAU”, memoriza rótulos e símbolos...
Como tenho oportunidade de dar aula em uma turma de jovens e adultos, fico impressionada pelo letramento e inteligência que estas pessoas usam para driblar suas limitações na leitura e na escrita.
Uma senhora (56 anos) usa seus cremes faciais representado pelo SOL e pela LUA indicando o noturno e o diurno; Outra compra seus produtos pelos rótulos; Outro conta com ajuda dos netos para utilizar caixa eletrônico e outro utilizam pela seqüência de movimentos memorizados.
Hoje nosso mundo de tecnologias oferece diferentes formas de linguagem e nossos jovens cada vez mais inventam e reinventam formas de escritas, um exemplo interessantíssimo são as mensagens de textos.
Gostei muito da interpretação de Método (um meio para chegas em determinado fim) e que o professor não deve se deter no certo e errado mas sim observar seus alunos, seus interesse, realidade e transformar seu ambiente alfabetizador num mundo de aprendizagem que condiz com o interesse do aluno e criar muitas formas de leitura e escrita( acontecimento importante da escola, de um aluno, uma briga no recreio, uma notícia que foi comentada, etc.).
Gostei muito desta e aula e já estou providenciando os textos para melhor compreensão desta interdisciplina... Há se caso minhas hipóteses ser modificada vou registrando neste espaço de aprendizagem!
Beijos Gleice.

Nenhum comentário: