quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O pós-leitura...

Após a leitura dos textos Marta Kohl de Oliveira, voltei para minha sala de aula observando muito mais as atitudes de meus alunos jovens e adultos e segundo alguns relatos e estudos de grandes nomes de nossa educação vejo que toda engrenagem histórica da educação de jovens e adultos apresenta reflexões nas dificuldades de interação, exposição e aprendizagem.
Para minhas aulas com os adultos vou bem preparada, pois devido à fome de aprender, eles desenvolvem os exercícios com muita aplicação e chamam a atenção dos colegas e até minha se perdemos tempo...
Frases dos alunos:
“São só três dias na semana para estudar e precisamos aproveitar”. Aluna – 45 anos
“Sinto-me um cego por não saber ler, chego aos lugares e vejo muita letra e não sei o que significa”. Aluno- 62 anos
“Já perdi muito dinheiro pedindo para os outros lerem e escreverem no meu lugar” (Rodoviária de Porto Alegre, Hospitais, etc.). Aluna – 53 anos.
Hoje, nossas atividades são baseadas na proposta construtivista utilizamos de Piaget o sujeito da inteligência, Vygotsky do sujeito social, Wallon do sujeito desejante e Paulo Freire o sujeito de cultura transformando assim nosso educando em aluno concreto na sala de aula, acontecendo e desenvolvendo todos estes sujeitos simultaneamente.
Alfabetizar jovens e adultos tem que ser um processo rápido, pois os alunos que se submetem a estudar necessitam de resultados e nós professores temos que dar todo o nosso DINAMISMO para cativar, prender e simultaneamente aumentar seu nível psicogenético.

Um comentário:

Gislaine disse...

Olá colega!
Sempre um prazer visitar teu Portfólio e vislumbrar a suas conquistas no ambiente escolar com teus alunos e as reflexões que fazes a partir delas.
Grande beijo amiga e parabéns. Gislaine