quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Idéias que perpassam os dias...

Com base na leitura dos textos Sobre a Pedagogia de Kant e Educação após Aushwitz de Adorno pode perceber que estes dois filósofos tinham elementos fundamentais em seus pensamentos e com isso levavam suas reflexões adiante mostrando-nos uma linha de pensamento referente à educação.
Como educadores, educandos e cidadãos estamos cercados de uma crise de valores étnicos e os autores Kant e Adorno encaram a educação tanto familiar quanto escolar como a principal solução de um problema para esta crise, pois acreditam que delas se transformam a formação intelectual dos indivíduos.
Os autores Kant e Adorno também registram que somente por meio da educação é possível chegar a um homem num estado melhor da espécie, isto é, um homem que seja capaz de construir suas próprias idéias, libertando-se dos velhos conceitos perpassados pelo senso comum e pela própria falta de informação.
A luz das idéias de Kant e Adorno me remeto a sala de aula e percebo a urgência de buscarmos através da educação uma forma de desenvolver nos educandos suas capacidades de organizar seu pensamentos e agir com responsabilidade social, pois somente no exercício de uma educação voltada para a transformação, seria capaz de produzir a autoconsciência crítica, naqueles que sem ela não teriam como hábito produzir sua próprias idéias através da reflexão.
Contudo, uma educação significante e qualificada propõe aos educandos refletir e questionara realidade, social, escolar, comunitária, mundial e construir juntos uma sociedade com indivíduos críticos, com novas condutas, ações, pensamentos e conscientizações.

Nenhum comentário: