domingo, 30 de agosto de 2009

A Busca...




Ao realizar minha primeira atividade da interdisciplina de “Didática, Planejamento e Avaliação” ministrado pela professora Luciana Piccoli como o complemento do texto “O menininho” de Helen Buckley juntamente com o fragmento do texto de Miguel Arroyo e a charge de Luiz Fernando Veríssimo, observo que nós professores podemos conquistar, marcar nossos alunos eternamente ou ficarmos esquecidos e rejeitados em suas memórias...
Que nossa forma de ensinar, as didáticas utilizadas, nossos exemplos, criatividade, mecanismos de busca possam ser de grande estima para nossos educandos e contribua com a formação destes “cidadãos diamantes” que durante a vida vão ser lapidados.

A charge de Luiz Fernando Veríssimo no qual conheço pessoalmente me fez relembrar de uma professora minha da segunda série no qual nos olhava profundamente quando falávamos e até hoje me lembro de seus olhos castanhos claros e suas pintinhas... Hoje em minha prática pedagógica sempre dou muita atenção para os meus alunos e procuro respeitar e utilizar todos os seus interesses para alfabetizá-los como: palavras significativas, acontecimentos importantes, notícias que comentam, atividades culturais, merenda pedagógica, etc.
Posso garantir que partindo do interesse do aluno o resultado é magnífico assim como acompanhamos nos PAS que partiram das nossas curiosidades.
Tenho um aluno que apresentava muita dificuldade na alfabetização e não gostava de estudar, dizia que queria cuidar da lida, dos bichos, do campo e para isso não necessitava de estudo. Pensando em conquistá-lo tive uma luz!
Fui às agropecuárias arrecadar embalagens de ração e vacinas... Pedi emprestados livros referentes animais e espécies de cavalos, suas origens e cuidados...
Cheguei na sala de aula e contei uma história de um fazendeiro que tinha muitos animais... Que após saber ler e escrever se formou em veterinária e utilizava aqueles livros e rações e vacinas... Tudo propositalmente!!!! Dei seqüência à história com outra idéia...
Meu aluno todo dia falava de suas ovelhas que tinham nascido e aí pedi para seu pai se teria como trazê-las na escola!!!!
Esta semana ele trouxe!!!Nossa foi maravilhoso!!!! As crianças enlouqueceram, acharam lindas as ovelhas e com muito carinho e cuidado as tocavam... Após uns 15 min. em nossa sala muita coisa aconteceu como: xixi, coco, berros...
Mas tudo resultou em produções textuais maravilhosas...
Para minha surpresa meu aluno escreve pela primeira vez um texto no qual já consigo interpretar e leu pausadamente o texto coletivo. Uma vitória!

Nenhum comentário: