segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Reformulado

Eixo lll – Literatura Infantil
Refletindo sobre o enfoque no terceiro semestre de Pedagogia pela UFRGS destaco como estudo pertinente a interdisciplina de Literatura Infantil.
O uso de literaturas infantil são práticas cotidianas dos docentes e em minha sala procuro levar o melhor da mesma e apresentar muitos textos, contos, histórias, rimas, poemas que vão ao encontro as dramáticas, além de autorias dos próprios alunos.
Para melhor aplicar durante meu estágio retomei a interdisciplinar de literatura conduzida pela professora Maximira que nos encantou com sua forma pedagógica de conduzir cada aula.
Apareceu em meu planejamento durante o estágio a história emocionante de Rubem Alves “O patinho que não aprendeu a voar” que durante a faculdade conhecemos e apresentamos como teatro.
A interdisciplina foi ao encontro com minha personalidade, pois admiro e gosto da arte, da criação, da imaginação... Assim como me encantou sei que encantou meus alunos também e o principal foi valorizar a contação de história de uma forma prazerosa.
As literaturas têm poder de poção mágica carregada de uma coerência como nos relata Fanny Abramovich em seu livro: Literatura Infantil Gostosuras e Bobices:
“... Mostrar desde cedo que não é uma atividade escolar a mais, mecânica e descontextualizada, mas uma atividade vital, que precisa ser, desde cedo, plena de significação”.
A contação de história pelo professor e também pelos familiares dos alunos é indicador de bons hábitos de leitura que se torna imprescindível para nossa educação.

Um comentário:

Roberta disse...

Gleice!!

Agora sim conseguimos notar todos os aspectos de uma boa postagem nesse semestre: contextualização, teorização e reflexão.

Abraços
Roberta