quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estudos referente ao VII semestre

Ao revisitar o VII Semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia detive-me na interdiscilplina de Didática, planejamento e avaliação onde propositalmente estudamos a história da educação desde Comênio e reavaliamos a educação nos dias de hoje. Através desta interdisciplina apendi muito rerente principalmente a avaliação, no qual tinha muitas duvidas ao avaliar.
Durante meu estagio utilizei critérios de avaliação variados de acordo com a necessidade. Alguns deles são: cooperação, participação/reflexão/expressão oral e escrita, interpretação individual ou grupal, etc.
Ou seja, faço uso da avaliação mediadora que tem como base a reflexão/ação, onde o professor torna-se mediador do conhecimento, tornando o planejamento flexível, após identificar as causas das dificuldades de seu aluno em aprender, oportunizando a troca de ideias entre e com seus alunos sem busca de um saber enriquecido, o qual é construído através da reflexão/assimilação/compreensão do “conteúdo” estudado, ao contrário da avaliação classificatória que se caracteriza pela transmissão de conhecimento, favorecendo a memorização/seleção/competição.

Um comentário:

Roberta disse...

Gleice!!

Estudar a história da Educação é muito importante pois conseguimos entender o caminho que foi percorrido até os dias de hoje, nos ajudando a conpreender melhor esse universo da educação.

Abraços
Roberta