quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EIXO VII Estágio Curricular

Durante o estágio curricular desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer com a turma do 1° ano pude colocar em prática muitas atividades e aprendizagens pertinentes ao longo deste curso de Pedagogia (UFRGS).
Procurei apresentar uma reflexão teórico prática sobre às ações dentro e fora de nossa sala de aula, tendo como objetivo destacar sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do educando, no primeiro ano do ensino fundamental. De acordo com os autores trabalhados, como Fernando Becker (2000), Tânia Fortuna (2000), Thais Gurgel (2009), podemos considerar a ação sobre o objeto de conhecimento, como um dos pilares da alfabetização, pois ela gera desequilíbrios e conseguintes mudanças nas hipóteses da criança.
É através da ação que aprendemos uns com os outros e que se constroem novos conhecimentos. Destaca-se também, a ação inteligente de planejamento do docente, que propicia a reflexão do aluno auxiliando assim no desenvolvimento de seu pensamento e no seu posicionamento crítico.
Desta forma creio que meu estágio curricular engrandeceu os educandos bem como as minhas certezas pedagógicas estudadas e refletidas durante estes anos de Licenciatura em Pedagogia pela UFRGS. A soma destas aprendizagens resultou no tema do meu TCC que defende que as mais variadas ações (Professor /Aluno) durante a alfabetização é uma nova proposta para o ensino.

2 comentários:

Roberta disse...

Gleice!!

Que bom que o estágio te ajudou a deficnir teu tema para o TCC e que as leitura do curso te deram suporte para isso. Esse era mesmo o objetivo do curso.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

apenas para complementar e contribuir com qualidade das tuas postagens, procure editar o título (ao invés de eixo VII para eixo VIII).
Um grande beijo e muitas saudades!
Profa. Nádie