quarta-feira, 24 de novembro de 2010

VI SEMESTRE

Ao revisitar o VI Semestre do curso de Licenciatura de Pedagogia pela UFRGS detive-me na interdisciplina: Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II onde estudos relacionadas sobre a teoria de Piaget e Emília Ferreiro.
Existem três diferentes formas de idealizar a relação ensino/aprendizagem que são:
Empirismo Pedagogia Diretiva
Apriorismo Pedagogia Não-Diretiva
Interacionismo/Construtivismo Pedagogia Relacional
O Empirismo se desenvolve a partir da concepção de que o aluno deve absorver os conhecimentos transmitidos pelo professor, sendo este um detentor do saber, o que torna uma sala de aula com estas características autoritária, injusta, ditatorial e ineficiente na maioria das vezes.
Já o Apriorismo acredita que o aluno aprende por si mesmo, o professor somente deverá auxilia-lo consideram que a criança já nasce com um conhecimento programada, algo herdado.
o Interacionismo ou ainda o Construtivismo. Esta epistemologia acredita na troca, na interação do sujeito com o objeto, com o meio, sendo construída, reformulada, adaptada de acordo com as experiências vividas.
Através da leitura que realizei ficou claro em minha mente a importância do professor direcionar seu profissionalismo em uma proposta pedagógica e que esta proposta esteja baseada no construtivismo. Baseado nesta reflexão meu TCC traz a importância da ação que é o destaque da proposta interacionista, onde o conhecimento é gerado a partir de raciocínios que possibilitem interações e reformulações de hipóteses.

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