quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As fases de desenvolvimento cognitivo e o reflexo na vida adulta

Ao revisitar as interdisciplinas do V Semestre do curso em Pedagogia pela UFRGS detive-me em analisar os estudos referentes a interdiscplina Psicologia na Vida adulta onde tive a oportunidade de ler o texto “Introdução da Vida Adulta” das professoras Tânea Marques, Luciane Real e Jaqueeeline Picceti e demais leituras de Erik Erikson referente a vida adulta. Com esta leitura percebi as fases que já passei e tive a oportunidade de analisar a fase que meu pai se encontrava, através de uma atividade proposta pela interdisciplina.
Descobri que meu pai se encontrava na fase de GERATIVIDADE X ESTAGNAÇÃO e através de uma pesquisa aprofundada resgatei diferentes aspectos da vida dele como: psicológicos, relacionais, familiares, amorosos, profissionais e financeiros.
O fato de analisar “alguém” que faz diferença em minha vida contribuiu para gravar em minha mente as fases que estudamos.
Assim, como esta análise que realizei durante o curso ao estar em sala de aula muitas das atitudes dos educando e educadores podemos também analisar. Maturana nos diz:
“A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro” (MATURANA, 2001, p. 29).

Um comentário:

Roberta disse...

Gleice!!

Estudar Psicologia faz com a gente olhe as pessoas ao nosso redor de outra maneira. Estamos sempre aplicando o que estamos aprendendo e como disseste essa é uma maneira de entendermos melhor o que estamos estudando.

Abraços
Roberta