domingo, 17 de outubro de 2010

Bienal- III Semestre- Reformulado

A criação de desenhos dos meus alunos (estágio-primeiro ano) era representada pelas mesmas figuras como: casas, flores, carros e caminhões.
Sugeri através de obras literárias novos olhares de representação, mas não deu muito certo.
Os alunos tinham a necessidade de seguir um modelo e acabavam em torno das mesmas figuras ou copiando do primeiro aluno do grupo que terminava.
Ao pesquisar se algum material da faculdade poderia me ajudar a reverter esta situação me deparai com uma foto da Bienal do MERCOSUL, “TERCEIRA MARGEM DO RIO” do conto de Guimarães Rosa.
Pensando na imensidão da arte que visualizei nesta amostra e as obras de Jorge Macchi apresentadas com simplicidade e criatividade com coisas do nosso cotidiano tive uma grande ideia para aprimorar a arte gráfica dos meus alunos.
Primeiramente procurei saber coisas que eles gostam de fazer e criar, posteriormente combinei que as embalagens de coisas compradas no barzinho fossem guardadas. Escrevessem em prendedores o que mais gostavam na escola e que trouxessem uma roupa de bebe que usaram...
Ao estudar as pinturas de Claude Monet e conhecer suas obras realizamos uma primeira atividade.
Com os olhos vendados e ao som de "Aquarela" fizemos uma pintura.
Os materiais viraram quadros, robôs e peças abstratas.
E juntamente com suas obras e materiais realizamos uma exposição, foi um espetáculo e procurei mostrar através de um passeio cultural em meio a natureza que nada é igual e que existe uma diversidade de coisas que podemos representar e logo o resultado apareceu.
Os caminhões e as casas simples foram deixados de lado e outras obras interessantíssimas foram aparecendo.

2 comentários:

Roberta disse...

Gleice!!

Nessa tua postagem senti falta da contextualização: dizendo em que semestre a interdisciplina de artes foi citada e que nela vocês visitaram a bienal entrando em contato com outros tipos de arte. Pois isso facilita ao leitor a compreensão do contexto que falas. Nas próximas postagens fique atenta a isso.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi Gleice,

reforço o comentário da Roberta e aproveito para perguntar se não tens registros do antes (casas, carros, caminhões, flores) e do depois? Também seria importante para contextualizar que tu definisse quando e com quem se deu esta experiência. Qual a faixa etária dos alunos, ano, etc.
Voltarei em breve para saber mais sobre esta experiência, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie