terça-feira, 15 de setembro de 2009

O que é um bom planejamento?

Planejamento na verdade são os momentos que tiramos para auto - avaliarmos como educadores e mediante esta avaliação promover ações que sejam aproveitadas pelos nossos alunos.
Meu planejamento neste momento está baseado em tramites burocrático, mas principalmente ligados a muito estudo X reflexão / professor X aluno.
Um dos princípios básicos do meu planejamento é aproveitar subsídios ou caminhos que vou observando a cada dia com o contato e atenção com as crianças direcioná-lo principalmente a realidade e com o perfil da turma. Minha aluna que já citei muitas vezes neste Blog que parece ter uma resistência muito grande referente à aprendizagem na verdade descobri que eu não estou aproveitando o que ela tem de melhor!!!! Vou explicar melhor!!!!
Já chateada, achando-me incapaz de ensinar passei o recreio do dia 15/09 observando meus alunos, principalmente minha Ramone e avistei ao longe ela brincando de BATE-BATE com as meninas e notei ausência da musicalidade, ritmo, coordenação motora... Frustrei-me, pois era apenas uma brincadeira, porque não conseguia acompanhar as outras meninas... Uma LUZ avistei!
Decidi chamá-la para brincarmos juntas, mas cantando o “ALFABETO”, ela sorriu e vagarosamente foi se adaptando ao ritmo e seqüência de movimentos, neste momento lancei um desafio vamos fazer com movimentos mais rápidos, mudando o movimento, etc... Minha aluna que não desenvolvia toda a seqüência do alfabeto, com algumas repetições já o canta e está fazendo suas primeiras associações letra/som!!!! Essa foi minha evolução da semana em minha turma!!!! Virou moda na sala só que agora com números e letras!

Um comentário:

By Benites disse...

Gleice!

Parabéns com esta tua observação e experiência.
Um relato bem importante do teu cotidiano Escolar.
Mas sempre é necessário um planejamento que possa por vezes ser abandonado ou como se diz alterado para plano B.
O Planejamento nos dá a sequência lógica dos conteúdos que temos que passar aos nossos alunos.
Vale a reflexão
Benites