sábado, 18 de julho de 2009

Resultados!


(Apresentação do Dia das Mães)



Todo fato denominado importante para meus alunos procuro inserir no que estou propondo naquele dia de aula, aconteceu isso em nossa sala de aula o mês passado levei um assunto bem legal para ser trabalhado, mas quando cheguei na escola o assunto era um homicídio que aconteceu que chocou nossa cidade. As crianças expressavam seus pensamentos, referente tudo que estavam escutando a respeito do incidente e deste fato trágico, rendeu textos, frases, ditados e muita solidariedade, entre os diálogos alertas importantíssimos de cuidados um com os outros, como se reunirem para vir juntos a escola, não andarem sozinhos e nem falar ou mexer com estranhos.
Como educadores temos que ser mutáveis e quando uma atividade não vai atingir resultados tão significativos temos que mudar as estratégias. Será que se eu tivesse passado aos alunos o tema que eu escolhi teria sido tão significativo? Pois aluno em processo de alfabetização produzindo textos expondo suas idéias e argumentos e o professor entendendo seus escritos não é fascinante!
O mesmo aconteceu no dia das mães. Eu preparei uma música muito especial para ser apresentada e quando cheguei à sala de aula fiz a seguinte pergunta:
O que poderíamos apresentar no dia das mães? Rapidamente minha turma tinha uma sugestão, vamos apresentar sobre a Índia professora as mães vão adorar (tudo sob influência da novela atual- Caminho das Índias). Pensei que seria muito difícil, pois além de não olhar a novela sei muito pouco sobre os costumes e tradições indianas, mas não teve como eu conter a ansiedade da turma, as meninas trouxeram muitas cangas de paria e tecidos para a apresentação e uma aluna minha que tem muita habilidade com a dança sugeria passos e juntas adaptamos a dança a nossa turma.
Para grande surpresa ficou maravilhosa a apresentação e todos colaboraram muito.
Meninos eram responsáveis pelo painel montado com tecidos (balançando) ...
As meninas faziam a dança indiana e para finalizar tiravam de uma caixa uma LUZ que representava as MÃES... e complementei com a poesia criada pelos alunos “MÃES QUE ILUMINAM NOSSAS VIDAS”.
Desta apresentação criamos textos, frases, glossário, ditado, poema e fiquei muito satisfeita com os resultados.

Nenhum comentário: