sábado, 18 de julho de 2009

Mudança já!

Neste ano de 2009 tive a oportunidade de estar inseridas em uma sala de aula, colocar em prática muitas das aprendizagens que captei durante o semestre e conceito que mais eu vivi e observei foi o preconceito.
Minha sala de aula (23 alunos -1° ano- Alfabetização) também era um ambiente hostil, beligerante, multirracial e passei muitos apuros para colá-la em ordem, com limites e hábitos que não deviam ser banidos como:
Obedecer à professora;
Fazer todos os trabalhos com carinhos;
Falar em tom normal;
Cuidar da sala e dos materiais;
Não falar palavrões e apelidos;
Não empurrar nem brigar com os colegas;
Caminhar com calma e paciência nos ambientes da escola;
Comer lanches saudáveis;
Colocar lixo no seu devido lugar;
Ser amigos de todos;
Ter higiene pessoal.
(Estas dicas foram criadas com os alunos e exposto em minha sala de aula).
Como educadora gosto de preservar estes valores, momentos de espiritualidade (ecumênica), tentar ser exemplo, espelho aos alunos, valorizar cada conquista alcançada, vibrar com as aprendizagens obtidas e destacá-las, principalmente acreditando que “todos podem aprender”.
Eu como educadora também tive que reavaliar meus pensamentos. Em uma gincana da escola cada professor ficava com uma equipe e no meu grupo tinha uma aluna minha que apresenta muita dificuldade de aprendizagem. Em uma atividade da gincana minha aluna (X) tinha que realizar uma prova de equilíbrio e rapidez e em meus pensamentos iríamos perder, subestimando sua capacidade e para minha surpresa ela foi a primeira a realizar.
Neste meu infeliz pensamento observei que preconceito não está apenas nos meus alunos, mas também em meus pensamentos e todas as aprendizagens refletidas durante o semestre dei-me conta que preciso mudar... Que bom que somos mutáveis!

Nenhum comentário: