terça-feira, 24 de agosto de 2010

Certezas Temporárias

Qual o foco de interesse do meu TCC?
Desde o relatório de estágio minha única certeza que meu foco de estudo estaria relacionado com a alfabetização e com autores que estivessem ligados ao construtivismo e pós-construtivismo.
Ao socializar idéias com algumas colegas sobre o TCC surgiram algumas sugestões, mas nenhuma me causou impacto de curiosidade ou dúvida.
Sem estas características minha investigação não vai ao encontro com meu foco de interesse.
Ao ler e analisar as sugestões de TCCs que Seminário Integrador lançou como primeira atividade a distância, tive a oportunidade de repensar sobre o que eu vou produzir durante o TCC.


Dúvidas que perpassam sobre minha realidade:

Para alfabetizar preciso de método?
Porque uns aprendem e outros não (alfabetização)?
Porque quem não aprende é a minoria (alfabetização)?
Quais os aspectos semelhantes de quem não aprende (alfabetização)?
Existem ritmos diferentes de aprendizagens?
Questões cognitivas de aprendizagens estão ligadas as nossas culturas?
Que tipo de intervenções possibilita a alfabetização?
Já tive uma sugestão de leitura da Prof.ª Eliana... No qual já estou providenciando a retirada na biblioteca da Faced/UFREGS.
"Sucesso escolar nos meios populares: razões do improvável". O autor é o sociólogo francês BERNARD LAHIRE.
Estou com muitas dúvidas e preciso pensar e focalizar um ponto de partida... está faltando o eixo principal tipo aquele do “mapa conceitual” para que eu consiga elencar evidências e argumentos de minha autoria.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

estão muito interessantes os teus questionamentos, porém são muitos e penso que já está na hora de começar a delimitar o conceito central. Fico em dúvida, diante das tuas perguntas se o grande questionamento é "alfabetização", como tu coloca entre parênteses, ou sucesso escolar, conforme o livro mencionado. Retomando algumas perguntas nesta perspectiva, poderíamos relacioná-las facilmente com sucesso/insucesso, por exemplo: 1) porque uns aprendem e outros não?; 2) Porque quem não aprende é minoria; 3)Quais os aspectos semelhantes de quem não aprende? 4) Existem ritmos diferentes de aprendizagem?
O que tu achas? Podes identificar isso? Mesmo antes de realizar a leitura sugerida?
Entendo que a alfabetização é um conceito importante, mas me parece que a aprendizagem em si é que desperta a tua curiosidade. Confirme ou refute a minha hipótese, discuta as questões com a equipe de orientação e seguimos conversando, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie