quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Filme: Seu nome é Jonas.

Com a apresentação da disciplina e os textos sugeridos referente à Língua Brasileira de Sinais não tinha pensado como seria a comunicação de uma criança e de familiares que não conhecem esta língua. Ao assistir o filme “Seu Nome é Jonas” concluo que eu educadora também me desesperaria como a mãe de Jonas que não o compreendia... O principio para atendermos as necessidades dos nossos alunos seria aperfeiçoarmos nosso conhecimento referente ao assunto e colocá-lo em prática de forma lúdica e criativa, assim como fez a mãe de Jonas ao procurar uma família que utilizava este idioma.
O que ficou concreto em minha mente é que uma criança surda tem necessidade de se comunicar como qualquer outra criança. Têm seus medos, frustrações, pensamentos criativos, inteligência, autonomia... O que achei muito evidente no filme foi o preconceito de uma sociedade que descrimina que sufoca nossas almas nos acorrentando ao “fracasso” e uma escola e, e métodos empiristas.

2 comentários:

By Benites disse...

Gleice!

Gostaria de ver mais sua reflexão nesta citação ao final do teu texto "acorrentando ao “fracasso” e uma escola e, e métodos empiristas"
Ok.
Benites

Izolete disse...

Oi colega, primeiramente obrigada pela visita! Gleice, ao ler teu comentário sobre o filme percebi que nossas impressões sobre o filme foram parecidas,como tu mesmo citaste no teu comentário no meu blog. Lendo sobre a história dos surdos, texto sugerido pela inter de LIBRAS, e fazendo um paralelo com o filme, o progresso feito com relação aos surdos é bem significativo, porém, ainda não o ideal. Precisamos melhorar mais enquanto seres humanos capazes de construir relaçoes humanas saudáveis respeitando as características próprias de cada indivíduo.
Abraços, Izolete.