domingo, 18 de outubro de 2009

Respondendo ao questionamento de Benites!

1° questionamento:
Benites associei a expressão “acorrentada ao fracasso”, pois nossa sociedade tem habilidade a nos incapacitar mediante algumas situações... Eu estou me curando desta rotulação desnecessária. Um exemplo é escola! Um aluno pobre, com família desestruturada é um aluno “insuficiente” eu pensava assim e hoje vejo que somos seres sociáveis e estamos em constante aprendizagem, letramento e meu pensamento hoje é... A escola, o professor tem que proporcionar a este educando um mundo que ele não conhece, ou deseja e orientá-lo a reformular constantemente suas hipóteses, fazê-los pensar, questionar, ser autônomos na sua rede de aprendizagem.

2° questionamento:
E conclui em uma cena que a professora explica para mãe como se da à aprendizagem que é baseado em experiência (pode dar certo ou não), em observação e repetição.
Exemplo: A professora mostra a BOLA e DIZ: BOLA, isso é uma BOLA, VOCE QUER A BOLA? Repita: BOLA.

Estas reflexões estão baseadas em minhas hipóteses... Mas pode haver incoerência nas informações, aguardo retorno!!!

Um comentário:

By Benites disse...

Gleice!

Grande parte do nosso trabalho de educador está associada ao nosso empenho em fazer mais do que as cartilhas sugerem.
Nosso interesse em sempre mostrar o melhor aos nossos alunos, passa por aqueles que nos darão repostas mais rápidas e outros com ritmos mais lentos não responderão ao mesmo tempo.
Construir uma classe com diversidades econômicas e culturais é a arte de ensinar bem.
Mas temos que estar com informação e o conhecimento e todas as estratégias voltadas para se dar o melhor.
Por isso devemos sempre questionar nossos alunos para um diálogo construtivo.
Isto serve para colocar para fora novas afirmações, negações e por fim grandes reflexões.
Ok.
Benites