Os Projetos de Aprendizagens do Eixo 5, foi um dos trabalhos mais significativos em “real” aprendizagem, pois além de partir da nossa curiosidade e interesse nos possibilitou criar hipóteses, montar esquemas, nos lançou a pesquisa de campo, nos levou a ir em busca de descobertas, onde nós alunos ficamos inteiramente ligados ao tema escolhido.
Interpreto que os projetos de aprendizagens trazem uma construção do conhecimento tanto para o aluno quanto para o professor que está orientando, pois muitas vezes o tema escolhido não faz parte do conhecimento ou realidade de ambos.
Para elaboração dos projetos o professor tem a missão de orientar e deixar os alunos contribuir com a pesquisa, formar argumentos através das evidências resgatadas no decorrer do mesmo, atribuo os projetos de aprendizagens sendo interdisciplinar, uma forma de driblar respostas prontas e fazer com que o aluno tenha o prazer de ir à busca de informações.
Observando de uma forma ampla os projetos, partindo da primeira pergunta formada como centro da pesquisa, nota-se claramente a evolução de cada tema escolhido, como nós moldamos nosso conhecimento, o quanto nossas dúvidas e certezas se contradiziam e tudo isso acontecia porque estávamos na busca constante e se este trabalho continuasse neste próximo semestre ainda sofreria muitas modificações.
Gleyce Santos
Um comentário:
Oi Gleici, em tua reflexão sobre os PAs o conceito de 'aprendizagem' está bastante presente. Partindo dessa reflexão,procura pensar...como compreendes a noção de aprendizagem hoje? O que exatamente te proporcionou uma 'real aprendizagem' com relação ao PA? E como fazes com teus alunos para que a aprendizagem aconteça de fato?...como percebes que eles aprenderam realmente???
Seguimos conversando! Beijos, Rô
Postar um comentário