sábado, 21 de março de 2009

Reflexão sobre Projetos de Aprendizagens.

Os Projetos de Aprendizagens do Eixo 5, foi um dos trabalhos mais significativos em “real” aprendizagem, pois além de partir da nossa curiosidade e interesse nos possibilitou criar hipóteses, montar esquemas, nos lançou a pesquisa de campo, nos levou a ir em busca de descobertas, onde nós alunos ficamos inteiramente ligados ao tema escolhido.
Interpreto que os projetos de aprendizagens trazem uma construção do conhecimento tanto para o aluno quanto para o professor que está orientando, pois muitas vezes o tema escolhido não faz parte do conhecimento ou realidade de ambos.
Para elaboração dos projetos o professor tem a missão de orientar e deixar os alunos contribuir com a pesquisa, formar argumentos através das evidências resgatadas no decorrer do mesmo, atribuo os projetos de aprendizagens sendo interdisciplinar, uma forma de driblar respostas prontas e fazer com que o aluno tenha o prazer de ir à busca de informações.
Observando de uma forma ampla os projetos, partindo da primeira pergunta formada como centro da pesquisa, nota-se claramente a evolução de cada tema escolhido, como nós moldamos nosso conhecimento, o quanto nossas dúvidas e certezas se contradiziam e tudo isso acontecia porque estávamos na busca constante e se este trabalho continuasse neste próximo semestre ainda sofreria muitas modificações.

Gleyce Santos

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Gleici, em tua reflexão sobre os PAs o conceito de 'aprendizagem' está bastante presente. Partindo dessa reflexão,procura pensar...como compreendes a noção de aprendizagem hoje? O que exatamente te proporcionou uma 'real aprendizagem' com relação ao PA? E como fazes com teus alunos para que a aprendizagem aconteça de fato?...como percebes que eles aprenderam realmente???
Seguimos conversando! Beijos, Rô