segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ECS!!!

Passar pela experiência de ampliar meus conhecimentos estudando sobre nossa escola, nossa cultura e sociedade para minha prática docente resultou em muitas transformações. Alguns assuntos onde meus conhecimentos prévios eram “rasos” passaram a ter “profundidade” e refletiu no meu cotidiano.
Sei que não fui pontual com a entrega de minhas atividades, mas não quis deixar de ler nenhum polígrafo e não tive vergonha de perguntar para alguns professores mais experientes as dúvidas que surgiram ao realizar este semestre.
Devido ao meu atraso não participei de nenhum fórum, mas consegui ler as contribuições de minhas colegas pela qual admiro muito (todas).
Tenho uma boa relação com todos que fazem parte de minha vida e conseqüentemente de minha aprendizagem.
Todos os conhecimentos adquiridos de uma forma ou de outra, agora fazem parte de meu cotidiano, algumas em extensão de saberes, outros dentro da realidade que estou inserida, sendo de grande valia os autores estudados.
Tenho consciência que nossa educação desde as antigas civilizações até os dias de hoje passam por muitas modificações, mas podemos analisar que a economia e a cultura sempre fizeram relação com a educação.
Sabemos das dificuldades e carências do nosso ensino educacional, mas criticar, reclamar não contribui com nada, por isso toda mudança em grande massa se forma com o progresso, com as idéias, contribuições mínimas que cada ser humano faz.
Contudo, peso que posso começar por minha prática docente, transformando a minha aprendizagem e posteriormente a aprendizagem dos meus educandos, tornando-se mais prazerosa, instigante, repensando minha prática pedagógica, com criatividade e etc. Então diante disso se subtende que a educação é uma ferramenta de transformação e estas ferramentas estão em nossas mãos.
Temos que analisar que a pedagogia é uma união de valores, leis, idéias, práticas, que vai muito além de técnicas e de transformações cientificas desenvolvidas através da interação com diferentes indivíduos.
Pensar em democracia é pensar em nossa realidade, nossa prática, opiniões, idéias, e deve dar-se dentro de casa, dentro da escola e na sociedade, não é algo muito simples precisamos de muita flexibilidade.
Assim, pensando em ser professor é pensar em aprender, ensinar, interagir com os alunos, com a escola, com a sociedade, enfim com o mundo. Ser professor é pensar em autonomia e buscar a autonomia de nossos alunos, resgatar suas identidades, instigar a curiosidade, formando cidadãos críticos e esperançosos.
Não vamos inventar refúgios para sanar nosso comodismo, vamos mergulhar em cada oportunidade e fazê-la refletir em nossa vida e analisar em que situações podemos fazer a diferença sendo profissionais críticos e democráticos.
Agradeço a professora Vera Corazza pela dedicação e interação com nosso pólo neste semestre.
Beijocas da Gleyce.

Nenhum comentário: