sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ciências


Baseada na atividade presencial do dia 24/03/2008 e na aplicação da mesma com meus alunos, sugeridas pela Interdisciplina Representação do Mundo Pelas Ciências Naturais consegui fazer com que os alunos trabalhassem a introdução de temas científicos claramente e ao apresentar a atividade me surpreendi com as noções e hipóteses que as crianças apresentaram.
Através desta atividade pude dialogar, indagá-los, com a finalidade de instigar a busca de informações, criar hipóteses, respostas e conhecer os conhecimento prévios de meus alunos.
De acordo com a autora Russel Terezinha Duarte da Rosa em seu teto Repensando o ensino de ciências que “É a partir dos problemas e interesses dos alunos que podemos integrar novas informações e conceitos, ampliando aquelas visões iniciais”.
“A escola, geralmente por desconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes, simplesmente justapõe novas informações as preexistentes sem chegar a transformá-las”.
Mediante estas análises do trecho destacado acima pudemos perceber a importante tarefa de conhecer a realidade dos nossos educandos, de elaborar atividades e projetos de acordo com o meio em que estão inseridos e transformar os conhecimentos prévios em uma ponte para levá-los a pensar e repensar temas científicos, deixando termos mecânico e inserindo termos construtivos.

Nenhum comentário: