terça-feira, 18 de março de 2008

Apresentação Oral.

No dia 7 de janeiro de 2008 uma oportunidade foi lançada!!!
Aperfeiçoar meus conhecimentos profissionais através da apresentação oral baseada no Portifólio de Aprendizagem, unindo todo o conteúdo apresentado no decorrer do semestre, minha postura, fala, gestos, dicção, exemplos de atividades, cotidiano e uma mistura de criatividade.

[Quando comecei a cursar a faculdade de Pedagogia me sentia como uma “esponja seca”, leve... muito leve, mas decidida a mergulhar no oceano de informações, experiências e oportunidades que a UFRGS me proporcionou.
No decorrer do semestre fui me enchendo de conhecimentos e a cada atividade uma nova concepção sobre as coisas do mundo. Onde eu poderia adaptar estes novos conhecimentos? Em que momentos? Com quem? Enfim, oportunidades não faltaram, busquei turmas de crianças e adultos, foi de escola em escola e acredito ter tido um bom resultado a cada técnica aplicada na prática. Na prática foi muito construtivo, pois pude perceber a importância do domínio do que estamos ensinando e a gratificação de sorrisos, abraços e elogios que recebemos por onde passamos.
Todas as interdisciplinas constituíram um semestre muito prazeroso com profissionais realmente dedicados ao trabalho ao EAD, não poupando ajuda, entusiasmo e exemplos.
Outro eixo importante associado ao semestre foi à aprendizagem cooperativa, onde nosso grupo de estudos que se reunia todos os dias, aprimorou, dividiu exemplos, experiências e eventuais decepções.
Relatei todas as interdisciplinas, associei atividades, planejamentos e muita prática.
Em minha apresentação utilizei o recurso da mímica, que me surpreendeu, pois a fixação da banca e de meus colegas garantiu uma finalização espetacular de palmas e muitos elogios.
Pude perceber que é de suma importância nós professores construtivistas saber argumentar mediante as evidências com muita clareza... “Isso garantirá a cada uma de nós um lugar especial no mundo da Educação”.
A banca não fez nenhuma pergunta, apenas disse que eu tinha relatado todos os pontos principais da atividade, nao restando dúvida.

Frase Final:
“Ensinar, dentre outras coisas mais... exige querer bem aos educandos”.
Paulo Freire

Dica: Faça tudo com amor.

Um comentário:

falcettaportfolio disse...

Gleice,
interessante a tua postagem, mas fiquei pensando, pois também estava na banca da tua apresentação, sobre alguns conceitos que sugeres. Por exemplo, quando dizes “[...] oportunidades não faltaram, busquei turmas de crianças e adultos, fui de escola em escola e acredito ter tido um bom resultado a cada técnica aplicada na prática. Na prática foi muito construtivo, pois pude perceber a importância do domínio do que estamos ensinando e a gratificação de sorrisos, abraços e elogios [...]”, pergunto-te o que significa ‘ter domínio’, e se isso é sempre condição básica para o professor (sempre). Sobre o trecho “Pude perceber que é de suma importância nós professores construtivistas sabermos argumentar mediante as evidências com muita clareza...”, o que significa ou implica esse saber argumentar? Conforme essa tua colocação, argumentar é uma estratégia para a construção do conhecimento. Há relação entre esses dois processos? Tens muita fluência verbal, por isso te questiono o quanto isso não ocupa o lugar do dialogar. Teu blog está muito interessante.
Antônio