sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Literatura

Contação de História foi mais um obstáculo para nosso grupo subjugar os conceitos de relacionamento, criatividade e construtivismo.
A oportunidade de trabalharmos juntos foi muito bacana, pois precisamos de muitos encontros para obter um resultado compatível ao que planejávamos.
Nossa colega Carem sugeriu a Historia “O Patinho que não aprendeu a voar” e todo o grupo (11 integrantes) ficou fascinado com o objetivo desta história de Rubem Alves.
A sintonia entre o grupo foi primordial, estudamos a história, selecionamos falas, personagens e recriamos de uma forma lúdica nossa contação... Preferimos contar nossa história sem o auxilio de narrador para tornar a mesma real e que o público sentisse as expressões faciais e corporais de cada um dos integrantes.
Consegui expressar através de uma paródia que o grupo compôs uma música finalizando nossa contação, no qual deu um sentido ao resumo e ao objetivo desta história.
Sentimos que o público absorveu a mensagem e se emocionou juntamente com os personagens, em cada cena, tornando para todo grupo uma satisfação muito grande ao ver o resultado de nossos esforços.
Levei todo este material para minha sala de aula, recriei a história com meus alunos através de fantoches e pude observar que ao educandos sentiram entusiasmo ao conhecer esta história e com muita criatividade também tornaram nossa aula fantástica.
Contudo pude perceber que a contação de histórias tanto para adultos quanto para as crianças é muito prazerosa, no momento que nos dedicamos e entramos na história.
Agradeço a Deus pelo ensejo de trabalhar com colegas e amigos, que tornaram nossa atividade emocionante. Parabéns para Professora Maximira que conduziu esta atividade e nos proporcionou de uma forma palpável a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre a literatura infantil brasileira.

Nenhum comentário: