domingo, 17 de outubro de 2010

Bienal- III Semestre- Reformulado

A criação de desenhos dos meus alunos (estágio-primeiro ano) era representada pelas mesmas figuras como: casas, flores, carros e caminhões.
Sugeri através de obras literárias novos olhares de representação, mas não deu muito certo.
Os alunos tinham a necessidade de seguir um modelo e acabavam em torno das mesmas figuras ou copiando do primeiro aluno do grupo que terminava.
Ao pesquisar se algum material da faculdade poderia me ajudar a reverter esta situação me deparai com uma foto da Bienal do MERCOSUL, “TERCEIRA MARGEM DO RIO” do conto de Guimarães Rosa.
Pensando na imensidão da arte que visualizei nesta amostra e as obras de Jorge Macchi apresentadas com simplicidade e criatividade com coisas do nosso cotidiano tive uma grande ideia para aprimorar a arte gráfica dos meus alunos.
Primeiramente procurei saber coisas que eles gostam de fazer e criar, posteriormente combinei que as embalagens de coisas compradas no barzinho fossem guardadas. Escrevessem em prendedores o que mais gostavam na escola e que trouxessem uma roupa de bebe que usaram...
Ao estudar as pinturas de Claude Monet e conhecer suas obras realizamos uma primeira atividade.
Com os olhos vendados e ao som de "Aquarela" fizemos uma pintura.
Os materiais viraram quadros, robôs e peças abstratas.
E juntamente com suas obras e materiais realizamos uma exposição, foi um espetáculo e procurei mostrar através de um passeio cultural em meio a natureza que nada é igual e que existe uma diversidade de coisas que podemos representar e logo o resultado apareceu.
Os caminhões e as casas simples foram deixados de lado e outras obras interessantíssimas foram aparecendo.

Literatura

Na sala procuro levar o melhor da literatura e apresentar muitos textos, contos, histórias, rimas, poemas que vão ao encontro as dramáticas dos alunos.
Para melhor aplicar durante meu estágio retomei a interdisciplinar de literatura conduzida pela professora Maximira que nos encantou com sua forma pedagógica de conduzir a mesma.
Apareceu em meu planejamento durante o estágio a história emocionante de Rubem Alves “O patinho que não aprendeu a voar” que durante a faculdade conhecemos e apresentamos como teatro.
A interdisciplina foi ao encontro com minha personalidade, pois admiro e gosto da arte, da criação, da imaginação... Assim como me encantou sei que encantou meus alunos também e o principal foi valorizar a contação de história de uma forma prazerosa.
A contação de história é indicador de bons hábitos de leitura de grandes obras da literatura brasileira.