quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Uma professora e muitas sentenças...

Ao relembrar do filme “Doze Homens e Uma Sentença” posso relacionar com meu estágio, quando me deparei com um aluno que apresenta muitas dificuldades fiquei fazendo julgamentos de não aprendizagem. Tentei achar um culpado, fazer acusações e não me dei por conta que minha fala e pensamento refletia apenas aquilo que eu pensava individualmente.
Para haver uma mudança brusca precisa-se de um momento de reflexão assim como os personagens do filme que argumentavam, discutiam e refletiam.
No término do estágio o aluno que nem mesmo sabia pegar o lápis encontrar-se alfabético e aprendendo a cada dia me remete a uma grande caminhada e mudança na “minha” aprendizagem cognitiva.

Virtual e Real

Ao relembrar minha caminhada nesta universidade me deparei com uma atividade proposta bem no início das nossas aulas que foi o “Caminho da Escola”.
Naquele momento esta atividade parecia de um grau de dificuldade inexplicável devido nossa falta de experiência com as ferramentas tecnológicas. Lembro que levei uns dois dias até acertar o mapa com ponto de origem e destinatário, contei com ajuda do meu grupo de estudos para fazer cópia e postar como fotografia.
Nossa!!! Hoje talvez em 10 minutos conclua a mesma atividade, até com mais recursos. Como é bom ter domínio da ferramenta e tranqüilo ao executar atividades.
Quando tínhamos aulas presenciais eu sempre ia com sede de aprender. Na minha mente a verdadeira aprendizagem se dava na presença. Hoje aprendo e compreendo da mesma forma quando a professora Nádia fala lá do Texas... Nossa parece inacreditável, mas é virtual e real.

Idéia direcionada...

Professora Nádie, ao dialogar com meus professores, tutores, colegas e analisar seus questionamentos cheguei a seguinte formulação para o TCC:
Qual a importância das ações dos alunos no processo de alfabetização?

Conceitos a ser trabalhados no trabalho de conclusão:
• Ação (alunos); conceito central
• Socialização (Grupos Áulicos);
• Mediação (Professor);
• Aprendizagens.
Educação e Construção do Conhecimento.
Fernando Becker

Escolhi este livro e este autor devido já ter lido seus escritos durante os eixos anteriores. Um pesquisador em favor a melhoria da escola pública na qual estou inserida. Becker tem uma visão embasada em Paulo Freire e sobre tudo em Jean Piaget.