domingo, 27 de setembro de 2009

Agilidade e Transparência nos comentários...

Ao realizar a atividade I, módulo I, de Libras fiquei impressionada com a agilidade e rapidez do comentário do meu trabalho.
Postei no Rooda as em torno das 19h do dia 27/09/2009, mandei um e-mail para Prof. Carolina comunicando de minha postagem... Em menos de duas horas a tutora Graciela Rodrigues deixou o seguinte comentário por e-mail:

Olá Gleice!
Em anexo seu texto com as observações.
Bjs

--
Graciela Rodrigues
Tutora Pead/UFRGS


E o seguinte comentário no Rooda:

Postado por GRACIELA FAGUNDES RODRIGUES em 27/09/2009 21:56 Olá Gleice! Muito interessante a experiência que apresentas, além disso as tuas reflexões contemplam análises sobre a Libras, comunidade surda e relação com a experiência relatada. Abraços

No anexo diretamente para meu e-mail deixou um série de correções principalmente em português “que é meu fraco” e com esta agilidade e transparência referente minhas reflexões tive a oportunidade de VER meus erros e analisar sobre eles...
Obrigada tutora Graciela Rodrigues, suas intervenções realmente estão me ensinando a pensar!!! Beijocas e até mais.

Refletindo sobre as aprendizagens...

Ao ler o texto do Giroux, percebo a importância ou referência que estou sendo para meus alunos que apresentam uma diversidade de histórias e momentos significativos em suas vidas, percebo as características que o EJA constantemente, alunos que não freqüentam a escola, séries não adequadas pelo fato de serem oriundos de famílias de agricultores, motivos de trabalho ou pelo fato da escola ser distante de suas casas. A EJA tem muitos pontos positivos, mas para isso precisamos de pessoas que concretizem na prática, muitas belas teorias que embasam estes cursos e pelo meu entendimento, preciso ser uma professora que coloque em prática um modelo de educação, preciso acolher estes educandos e os motivá-los a estar ali diariamente. Pelo que tenho lido ultimamente, muita coisa mudou, novas teorias, novos modelos de educação, porém, o que percebo ser uma limitação na educação diz respeito à desarmonia entre teoria e prática com relação a esta modalidade de educação e também na educação de um modo geral.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tecendo nossa rede de aprendizagens...

Projeto de Aprendizagem.
O encontro foi realizado aqui em casa, começamos o grupo de estudos (Carem,Cris, Gleice,Josi e Simone) as 18he30 min. e terminamos às 22h.
Este nosso encontro foi baseado nas instruções que o professor Nilton deixou registrado em nosso PA onde juntamos os argumentos indicados por ele e algumas evidências resgatadas pelo nosso grupo como fotos, bibliografias que arrecadamos em nosso município.
Concluímos o Terceiro Mapa Conceitual, mudamos nossas certezas e dúvidas.
Postamos a bibliografia de Toninho Retratista e algumas fotos, mas estamos com muita dificuldade para postar no Pbworks as imagens.
Olhamos o site indicado pelo professor Nilton (http://www.boriskossoy.com/) e pesquisamos outros sites...

Refletindo com Benites...

Concordo plenamente que o Planejamento nos auxilia para termos uma seqüência lógica dos conteúdos que vamos apresentar aos nossos alunos, mas somos educadores “Elásticos” temos que sempre ter um plano B e aproveitar evidências que aparecem no nosso dia a dia com nossos educandos... O bom planejamento é flexível e tem o objetivo de aguçar a curiosidade e interesse do aluno!!!
Obrigada Benites por teu comentário!!!! Estava precisando da troca e você proporcionou!!!!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O que é um bom planejamento?

Planejamento na verdade são os momentos que tiramos para auto - avaliarmos como educadores e mediante esta avaliação promover ações que sejam aproveitadas pelos nossos alunos.
Meu planejamento neste momento está baseado em tramites burocrático, mas principalmente ligados a muito estudo X reflexão / professor X aluno.
Um dos princípios básicos do meu planejamento é aproveitar subsídios ou caminhos que vou observando a cada dia com o contato e atenção com as crianças direcioná-lo principalmente a realidade e com o perfil da turma. Minha aluna que já citei muitas vezes neste Blog que parece ter uma resistência muito grande referente à aprendizagem na verdade descobri que eu não estou aproveitando o que ela tem de melhor!!!! Vou explicar melhor!!!!
Já chateada, achando-me incapaz de ensinar passei o recreio do dia 15/09 observando meus alunos, principalmente minha Ramone e avistei ao longe ela brincando de BATE-BATE com as meninas e notei ausência da musicalidade, ritmo, coordenação motora... Frustrei-me, pois era apenas uma brincadeira, porque não conseguia acompanhar as outras meninas... Uma LUZ avistei!
Decidi chamá-la para brincarmos juntas, mas cantando o “ALFABETO”, ela sorriu e vagarosamente foi se adaptando ao ritmo e seqüência de movimentos, neste momento lancei um desafio vamos fazer com movimentos mais rápidos, mudando o movimento, etc... Minha aluna que não desenvolvia toda a seqüência do alfabeto, com algumas repetições já o canta e está fazendo suas primeiras associações letra/som!!!! Essa foi minha evolução da semana em minha turma!!!! Virou moda na sala só que agora com números e letras!

Notícia Boa!!!!

Dias 14/09/2009 recebemos um e-mail do professor Nilton com informações e argumentações referente nosso PA (Fotografia).
Posteriormente eu liguei para Simone e deixei recado OFF para Carem, Josi e Cris falando sobre o mesmo e com uma pergunta de quando iamos nos encontrar para complementar e reformular nosso PA.
Material: Consegui muitas coisas referentes à fotografia e vou dar uma olhada no site indicado pelo professor Nilton... Até mais...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Libras.

Nossa aula presencial de Libras dia 10/09 foi emocionante tivemos o prazer de conhecer a professora Carolina que nos encantou com sua simpatia e força de coragem iniciando sua aula com uma frase, “TUDO É POSSÍVEL”!!!!
A aula foi tão fascinante que nossa atenção estava ligada nesta nova maneira de nos comunicar, através de Líbras... Descobri nesta aula coisas magnífica referente à limitação e deficiência auditiva... Suas técnicas e origens...
O interessante foi perceber que neste tipo de comunicação são utilizadas uma seqüências de intervenções corporais, como posição das mãos, lateralidade, gesticulação facial, etc. Um exemplo interessante é que um mesmo sinal pode significar coisas diferentes devido a intervenção corporal realizada, na aula observamos o caso do “verde” e “frio”...
Gostei muito das técnicas e diálogos promovidos pela interdisciplina (EU X GISLAINE).
Carolina nossa turma do Pead – TC já solicitou com o professor Nilton outra aula presencial!!!!
Parabéns pela intérprete que contribuiu muito com nosso entendimento.

Algumas das aprendizagens recebidas no polo já inclui em minha prática docente como as "aplausos", "legal"... Os alunos adoraram a idéia!


Postei dia 14/09 um trabalho de Didática, Planejamento e Avaliação.
Vamos nos reunir para organizar nossos PAS esta semana...
No final de semana trocamos e-mail e conversas no MSN referente à atividade de grupo da interdisciplina do EJA. Grupo 3.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

MaIs Um AnO!!!!

Meu aniversário foi dia 07/09 e tenho que dividir com meu “EU” esta felicidade de completar mais um ano de minha vida e ter sido homenageada por tantas pessoas que fazem parte de minha história...
Meu alunos da Alfabetização de Adultos fizeram uma surpresa emocionante com direito a festa, presente, música, poesia e declamação... Fiquei muito emocionada e recebi cartas com escritas “valiosas” para qualquer professor de alfabetização!!!
Meus alunos da tarde me pegaram com o lanche partilhado na casa de um aluno que reside perto da escola, cheguei lá era uma festa maravilhosa com decoração, muitos comes e bebes, presente, homenagem pela rádio local,os pais, etc. E como se não bastasse, meu grupo de estudos me surpreende com um presente e meus familiares, amados, razão de meu viver completa meu aniver e feriadão com um grandiosos almoço!!!
Minha família VANDO E VITTOR obrigada por tudo, por vocês existirem na minha vida, por participar e contribuir com todos meus sentimentos de convivência... Que Deus permita nós envelhecer juntos!!!
Organização:
Estou procurando analisar e observar meus e-mail e trabalhos todos os dias... Estou me organizando vagarosamente e perseverantemente...
Temos aula presencial nesta quinta (10/09) de Libras e estou bastante ansiosa...

Grupo de Estudos...

No dia 05 de setembro tivemos um encontro na casa de minha colega Carem para ler e discutir referente à Constituição Federal e a EJA fizemos muitas reflexões referente o funcionamento da EJA, suas diferenças referente a supletivos, seus parâmetros legais e institucionais e o que precisava para um professor ser preparado para EJA... Todas as leituras e questionamentos foram surpreendente para eu educadora de ALFABETIZAÇÃO de alunos entre 18 e 65... Entender uma linha do tempo referente à história da EJA foi e é fundamental a qualquer profissional que se dispõe a esta modalidade de ensino...
Com nossa aula presencial descubro que a EJA é muito recente e que sempre foi colocada em 2° lugar e isso justifica tantos ANALFABETOS no BRASIL e em nosso município que hoje pelos dados do IBGE são praticamente 10% da população.
Como educadora estou muito feliz em saber que devido a este projeto que estou inserida mesmo sendo muito superficial, está diminuindo o índice de analfabetismo... Meus alunos querem participar da comunidade, contribuir com as missas e cultos, tirar CNH, ir ao supermercado fazer compras, utilizar aparelhos eletrônicos como celular e caixa do banco e tudo isso é possível quando a sociedade nos possibilita... Parabéns meus alunos pela coragem e perseverança!

08/09/2009- participação no Fórum...EJA.
05/09/2009-Comemoramos meu aniver na casa da Carem... Obrigada pelo presente Gurias!!!!Eu amei...

Nossas MaRcAs...

Nossa aula referente Educação de Jovens e Adultos nos possibilitou uma dinâmica muito interessante, falar sobre nossas “marcas invisíveis”... Possibilitou a meu grupo (10 amigos desde o início da faculdade) esclarecer e nos entender melhor, pois muitas marcas que achávamos que era invisível são perceptíveis a todos!!!! Quando nossas falas saiam espontaneamente enquanto um enorme palito de fósforo queimava sentia uma presença verdadeira de Deus, pois ali senti muita sinceridade e respeito com as feridas e cicatrizes um do outro... Professora obrigada pela oportunidade, nosso grupo estava precisando de momentos como este.