sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A resposta...



Porque apresentar meu portifólio desta forma?

A resposta é simples, tudo que é diferente, causa medo...
Tudo que te faz passar trabalho, no final sempre te gratifica...
Para meus PROJETOS penso no sentido que uma imagem pode causar!!! As imagens têm influência sobre tudo... Sobre as pessoas, sobre nossas atitudes, sobre nossas graças, na nossa vida pessoal e profissional.
Meu desafio é com minha própria vontade, minha briga é interna, mas posso garantir que para construção de meus conhecimentos uso de todas as formas, as mais inusitadas possíveis...

Uma imagem vale mais que mil palavras...



Portifólio 2008



Oi!
Meu nome é Felicidade
Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser Feliz.
Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas como você, pois viver assim é ser Feliz!
Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado, amanhã é futuro e hoje é uma dádiva, por isso chamada de presente.
Faço parte da vida daqueles que acreditam na força do Amor, que acreditam que para uma bonita história não há ponto final.
Eu sou casada sabiam?
Sou casada com o tempo.
Ah! O meu marido é lindo!
Ele é responsável pela resolução de todos os problemas.
Ele reconstrói corações, ele cura machucados, ele vence a Tristeza...
Juntos, eu e o Tempo tivemos três filhos:
A Amizade, a Sabedoria e o Amor.
A Amizade é a filha mais velha. Uma menina linda, sincera e alegre.
A Amizade brilha como o sol.
A Amizade une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.
A do meio é a Sabedoria, culta, íntegra, sempre foi mais apegada ao pai, o Tempo.
A Sabedoria e o Tempo andam sempre juntos!
O caçula é o Amor.
Ah! Como esse me dá trabalho!
É teimoso, às vezes só quer morar em um lugar...
Eu vivo dizendo:
Amor, você foi feito para morar em dois corações, não em apenas um.
O Amor é complexo, mas é lindo!
Quando ele começa a fazer estragos eu chamo logo o pai dele, o Tempo, e aí o Tempo sai fechado todas as feridas que o Amor abriu!
Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa:
Tudo no final sempre dá certo, se ainda, não deu, é porque não chegou o final.
Por isso, acredite sempre na minha família.
Acredite no Tempo, na Amizade, na Sabedoria e principalmente no Amor .
Aí, com certeza um dia, eu, a Felicidade, baterei à sua porta!!!
Tenha Tempo para Sonhos. Eles conduzem sua carruagem para as Estrelas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A lição do bambu chinês

Depois de plantada a semente desse incrível arbusto, não se vê absolutamente nada aproximadamente pelos próximos cinco anos, exceto o lento desabrochar de um diminutivo broto, a partir do bulbo.
Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída pela natureza. E ao final do quinto ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de vinte cinco metros.
Covey, o famoso escritor, disse: ’’MUITAS COISAS EM NOSSA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL SÃO IGUAL AO BAMBU CHINÊS. VOCÊ TRABALHA, INVESTE TEMPO, ESFORÇO, FAZ TUDO O QUE PODE PARA FAZER NUTRIR SEU CRESCIMENTO E, ÀS VEZES, NÃO CONSEGUE VER NADA POR SEMANAS, MESES OU ANOS. MAS SE TIVER PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA PARA CONTINUAR, TRABALHANDO COM AFINCO E CRENDO EM SEU TRABALHO, O SEU QUINTO ANO CHEGARÁ E, COM ELE, VIRÁ UM CRESCIMENTO E UMA SÉRIE DE MUDANÇAS POSITIVAS QUE VOCÊ JAMAIS ESPERAVA’’. O bambu chinês nos ensina que não devemos desistir facilmente de nossos projetos e de nossos sonhos. E, também, que é preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.
UFRGS - Pedagogia – EAD
Pólo Três Cachoeiras – RS
Alunas Gleice e Letícia

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ECS!!!

Passar pela experiência de ampliar meus conhecimentos estudando sobre nossa escola, nossa cultura e sociedade para minha prática docente resultou em muitas transformações. Alguns assuntos onde meus conhecimentos prévios eram “rasos” passaram a ter “profundidade” e refletiu no meu cotidiano.
Sei que não fui pontual com a entrega de minhas atividades, mas não quis deixar de ler nenhum polígrafo e não tive vergonha de perguntar para alguns professores mais experientes as dúvidas que surgiram ao realizar este semestre.
Devido ao meu atraso não participei de nenhum fórum, mas consegui ler as contribuições de minhas colegas pela qual admiro muito (todas).
Tenho uma boa relação com todos que fazem parte de minha vida e conseqüentemente de minha aprendizagem.
Todos os conhecimentos adquiridos de uma forma ou de outra, agora fazem parte de meu cotidiano, algumas em extensão de saberes, outros dentro da realidade que estou inserida, sendo de grande valia os autores estudados.
Tenho consciência que nossa educação desde as antigas civilizações até os dias de hoje passam por muitas modificações, mas podemos analisar que a economia e a cultura sempre fizeram relação com a educação.
Sabemos das dificuldades e carências do nosso ensino educacional, mas criticar, reclamar não contribui com nada, por isso toda mudança em grande massa se forma com o progresso, com as idéias, contribuições mínimas que cada ser humano faz.
Contudo, peso que posso começar por minha prática docente, transformando a minha aprendizagem e posteriormente a aprendizagem dos meus educandos, tornando-se mais prazerosa, instigante, repensando minha prática pedagógica, com criatividade e etc. Então diante disso se subtende que a educação é uma ferramenta de transformação e estas ferramentas estão em nossas mãos.
Temos que analisar que a pedagogia é uma união de valores, leis, idéias, práticas, que vai muito além de técnicas e de transformações cientificas desenvolvidas através da interação com diferentes indivíduos.
Pensar em democracia é pensar em nossa realidade, nossa prática, opiniões, idéias, e deve dar-se dentro de casa, dentro da escola e na sociedade, não é algo muito simples precisamos de muita flexibilidade.
Assim, pensando em ser professor é pensar em aprender, ensinar, interagir com os alunos, com a escola, com a sociedade, enfim com o mundo. Ser professor é pensar em autonomia e buscar a autonomia de nossos alunos, resgatar suas identidades, instigar a curiosidade, formando cidadãos críticos e esperançosos.
Não vamos inventar refúgios para sanar nosso comodismo, vamos mergulhar em cada oportunidade e fazê-la refletir em nossa vida e analisar em que situações podemos fazer a diferença sendo profissionais críticos e democráticos.
Agradeço a professora Vera Corazza pela dedicação e interação com nosso pólo neste semestre.
Beijocas da Gleyce.