sábado, 25 de outubro de 2008

Lembranças...


Foto Antiga - Três Cachoeiras/RS


Foto Antiga de Três Cachoeiras/RS.
Local: Hoje é a Rodoviária.

O mundo e sua evolução!!!


Foto dos veículos de Três Cachoeiras-RS
(Tirada por Toninho Retratista)

Nosso Projeto de Aprendizagem está nos envolvendo cada vez mais nos encantos da
FOTOGRAFIA.
A parte histórica me emociona, pois em minha mente se constrói uma linha do tempo onde as mudanças são aparentes, onde as mudanças são significativas, percebendo assim que nos últimos anos a evolução veio a toda!!!
Meu avô Agenor Osório Pereira (falecido) participou da construção da BR 101 e muito trabalhou... Quando era estrada de chão, os veículos levavam dois dias para chegar à capital (Três Cachoeiras a Porto Alegre), em uma longa e cansativa viagem.
Hoje levamos duas horas com toda a estrada asfaltada e já se concretizando a duplicação.
Na época os veículos eram poucos e pouca diversidade de modelos.
Hoje nossa BR 101 quase não suporta tantos veículos e com tantos modelos e marcas diversificadas, principalmente modelos eletrônicos com todo o conforto para o motorista.

Imagens... Revelação...História...


Eu com 5 anos de idade
(Fotografia tirada por Toninho Retratista)

De acordo com Larousse Cultural, o que é fotografia?
Fotografia-s. f. (Do gr.phos, photos, luz + graphein, descrever.) 1- Procedimento que permite registrar, com a ajuda da luz e de produtos químicos, a imagem de um objeto. 2- Reprodução da imagem obtida seja ela um fotótipo ou não. 3- Conjunto de técnicas de registro dos raios eletromagnéticos por procedimentos fotoquímicos. 4- Cópia fiel, reprodução exata; retrato. 5- Descrição precisa que visa definir um estado, um dado momento.

O que uma imagem pode revelar?

A imagem nos permite identificar uma reprodução fiel de um exato momento. As imagens sempre me deixam muito CURIOSA, minha imaginação flui em resgatar acontecimentos, pessoas, momentos, lugares, circunstâncias...
Quando observamos uma foto de uma “paisagem”, logo vem à idéia de naturezas, perfeição divina, mundo, lembrança de outros lugares semelhantes.
Quando observamos um “grupo de pessoas sentadas em uma mesa com copos de cervejas e muitos risos”, logo nos vem à mente as palavras, descontração, amizade, comemoração, felicidade, encontro, família, namoro...
As imagens nos permitem viajar no tempo, na história, no mundo...
Hoje, diante de tantas tecnologias, como filmadoras, câmeras fotográficas digitais, banners, adesivos, nada se compara a fotografia.
Para minha vida FOTOS é de um valor imenso, nelas revelo minha essência, minha identidade, minha própria vida em imagens.
Gosto de ser fotografada e de tirar fotos aproveito todos os momentos, acontecimentos, familiares, amigos, paisagens e lugares por onde passo e todo este resgate de lembrança se dá através de minhas fotos.

“Nas fotos resgatamos pedaços do quebra cabeça da vida, nos revelando lembranças emocionantes e fantásticas, nela encontramos nossa identidade.”
Gleyce Santos

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Curiosidade?



O que é curiosidade?

A curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado. A curiosidade faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui. Também se designa desse modo qualquer informação pitoresca.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curiosidade

“Eu sou uma pessoa muito curiosa a respeito das coisas do mundo, como funcionam, como surgiram, quem idealizou tal experiência ou tal evento... curiosidade é quase meu nome... Os assuntos curiosos me chamam a atenção me fazem refletir, me instigam a ir à busca!”

Por causa desta “tal” curiosidade surgiu a proposta da Interdisciplina de Seminário Integrador “Projeto de Aprendizagem”.
Fotogr@fi@?
E ao começar as primeiras pesquisas e montar o primeiro mapa conceitual percebi que a curiosidades é a ENERGIA para nosso conhecimento... Como se fosse o “combustível” para o nosso cérebro andar.


“Seja curioso perante a vida, não para comentários fúteis, mas sim curioso em busca de sabedoria, pois isso lhe ajudará cada vez mais a chegar próximo a perfeição”.
Gleyce Santos



Estou amando nosso Projeto de Aprendizagem!!!!
Acompanhe as minhas postagens que vou revelar o mundo encantado da fotografia em seu processo químico e principalmente histórico... Beijocas e até breve.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Terceira Idade - Pesquisa




Todos os dados e materiais fornecidos para realização do nosso trabalho é baseado nas entrevistas, pesquisas e tabelas reais que foram aplicadas com o Grupo Alegria de Viver. Aguarde o resultado!

Lembrancinha-Foto


Projetos Temáticos (aula 7).
Tema “Terceira Idade e a Dança”.

domingo, 19 de outubro de 2008

Segundo Mapa Conceitual


Nota-se nosso crescimento?
Basta usar a cabeça que as idéias surgem...
OBS: O terceiro Mapa já está em andamento!!!!
Aguarde...

Primeiro Mapa Conceitual

Idéia!!! Projetos de Aprendizagens


Fotografia

Nosso grupo esta se reunindo para realizar nosso trabalho de pesquisa todas as semanas... Já conseguimos descobrir muitas coisas inclusive a lidar um pouco com este novo programa(CMAP TOOLS-MAPA CONCEITUAL).
Nosso primeiro mapa conceitual traz alguns tópicos que temos curiosidades, mas achamos de pouca produção, pois tudo encontramos rapidamente na internet, embora para nós seja novidade... Queríamos mais... A nossa colega Carem falou do lado histórico da fotografia em nossa cidade... Aí a mágica!!!!! O mapa ficou gigante, surgiram muitas idéias e uma delas é pesquisar o que não temos pronto como:
• O primeiro fotógrafo de Três Cachoeiras?
• Que máquinas usavam?
• Ele revelava aqui ou em outra cidade?
• Registros de sua vida e profissão?
• Muitas fotos históricas do município tiradas pro ele?
• Profissionais da área hoje, qual a diferença, o que melhorou ou piorou?
• Quais os benefícios das câmeras digitais, isso é lucro ou prejuízo?
Nossa idéia é juntar o que não encontramos pronto, com a historia real da fotografia no mundo, criando-se uma linha imaginaria entre quem inventou, melhorou, usou e como isso chegou em nossa cidade, pelas mão de quem?

Representantes de turma!!!

Olá colegas!
Este comentário tem a finalidade de selecionar os novos representantes de turma, substituindo assim dois colegas que representaram muito bem nossa turma durante dois anos (Edvan e Maria de Lurdes).
Como até agora ninguém se manifestou tomei permissão e com a autorização de Nádie e Marie Jane convidei minha colega Letícia Bock a nos colocarmos a disposição da turma e representá-los da melhor forma possível.
Se mais alguém quiser se juntar a nós fique a vontade, pois vamos ter que eleger uma comissão de formatura (num 2°momento).
Primeiramente deixamos livre qualquer manifestação contra ou a favor, como nossos encontros presenciais são curtos vamos fazer esta manifestação on-line.
Peço para que todas as alunas, tutores e professores, mandarem um e-mail para gleicepedagogia@gmail.com concordando ou não com nossa manifestação.
Tendo uma boa aceitação perante o grupo nos comprometemos a dar tudo de nós para que nossa turma tenha mais oportunidades como também uma formatura digna e com a presença de todos.
Beijos das alunas Gleice Santos e Letícia Bock.

sábado, 18 de outubro de 2008

Receita para uma vida melhor...



Resultado da 1° atividade

Pergunta:
• Uma Palavra que represente a Terceira Idade?

Principais respostas obtidas:
Saúde, liberdade, amor, carinho, união, amizade, felicidade, terapia, alegria, ótimo, lembranças, reviver o passado, satisfação, juventude, bom passatempo, realizações, diversão, despertar...

Mensagem das lembrancinhas confeccionas pelo nosso grupo.


A Arte de Ser Feliz
Estenda sua mão. Compartilhe, Sorria. Abrace.
A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros
Sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.
O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida,
Ter o desejo de mostrar o que tem de melhor,
é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.
Não só cria um espaço feliz para os que estão ao seu redor,
Como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
O tempo de ser feliz é agora.
O lugar pra ser feliz é aqui!


Alunas da UFRGS
Pólo Três Cachoeiras/RS
Pedagogia – EAD
Grupo: A Terceira Idade e a Dança

Entrevista

Entrevista!

O amor pela vida e pela dança!



Eles dançam músicas de todos os gêneros... principalmente tradicionalista!


Hora do café. Momento especial de confraternização!




Na Terceira Idade encontramos eternos namorados... Parabéns ao grupo "Alegria de Viver".

A Terceira Idade e a Dança


Psicologia da vida adulta.


Está sendo maravilhoso aprender mais sobre psicologia da vida adulta.
A psicologia sempre me chamou muita atenção e os assuntos, livros relacionados a ela me instigam, me dá prazer, emocionam, enfim me encantam.
Uma atividade deste 5° semestre que eu e meu grupo nos entregamos literalmente ao prazer de aprender está sendo a realização dos Projetos Temáticos (aula 7).
Escolhemos o tema a “Terceira Idade e a Dança”.
A Terceira idade nos contagiou, eles são fantásticos, são alegres, divertidos, dançadores, românticos, acolhedores, carinhosos, solidários, etc.
Para a realização deste trabalho que ainda está em andamento, sugerimos muitas formas concretas de descobrir o fascínio dos idosos pela dança, descobrir o que levam eles a se reunirem, de onde sai tanta disposição e vitalidade, o que procuram realmente no grande grupo...
Vou relatar nossa visita a Terceira Idade dia 16/10/2008:
Grupo Alegria de Viver.
Sócios: 100 contribuintes
Local: Centro múltiplo uso. (PMTC)
Horário: 14h00min a 18h00min.
Data de Encontros: Todas as Quintas-Feiras e Domingos de festa.
Com autorização da coordenadora da Terceira Idade (Dona Cecília) nosso grupo foi passar a tarde com eles.
Ao chegarmos fomos muito bem recebidos, abraços, elogios. Permanecemos que grupo segue um cronograma de atividades.
Primeiramente todos posicionados como uma grande reunião, eles deram as boas vindas uns aos outros, rezaram (Procissão em homenagem ao dia de Nossa Senhora), cantaram (música de Nossa Senhora), rezaram pelos enfermos, integrantes já falecidos, pelos aniversariantes de vida, casamento, etc.
Notamos muita espiritualidade entre o grupo, ali encontram suas famílias, aquecem seus corações e sua fé.
Falaram sobre seu cronograma de eventos da semana/mês, (estipulando horários, valores, ônibus para as atividades). Fizeram algumas combinações sobre a grande viagem que fazem todo final de ano, (Gramado, Florianópolis, Caxias do Sul, Aparecida do Norte) com tudo pago com os eventos realizados por eles durante o ano.
Notei uma união intensa e uma grande ansiedade por viajar.
Antes de encerrar a reunião a Dona Cecília nos cedeu um espaço onde nós apresentamos, pedimos autorização para realizar as atividades, falamos de nossa admiração pela Terceira Idade e propomos um elo entre nosso grupo e eles.
Calorosamente todos concordaram e nos aplaudiram.
Falamos sobre o nosso tema “Terceira Idade e a Dança”.
(Com estatísticas que lemos em revistas, internet, livros, reportagens,etc.).

1° atividade

Pergunta:
• Uma Palavra que represente a Terceira Idade?
(Registraram em um papelzinho e colocaram em uma urna, não precisava identificação ajudamos os não alfabetizados).

2° atividade

Criamos uma tabela com algumas perguntas:
• Fumantes ( ) sim ( )não
• Hipertensão ( ) sim ( )não
• Diabete ( ) sim ( )não
• Depressão ( ) sim ( )não
• Osteoporose ( ) sim ( )não
Pesquisa com 80 integrantes.

3° atividade

Elaboramos algumas perguntas para entrevistas.
(6 integrantes -Todos responderam com muita tranqüilidade)

4° atividade

Pedimos alguns candidatos a fazer uma filmagem, respondendo a pergunta:
• O que você encontra na Terceira Idade?
(4 participantes)

5° Atividade

Tiramos algumas fotos...

6° Atividade

Acompanhamos o café da tarde, com direito a bolo recheado, bolo tradicional, rosca, frios, café, leite, chá, etc.(Doado pela PMTC)

7° Atividade

Agradecemos a oportunidade e entregamos as lembrancinhas confeccionadas pelo nosso grupo e prestigiamos o grandioso baile.
O que mais me chamou atenção foi uma senhora (50 anos) que disse:
-“Quando nossos filhos crescem, eles nos trocam pela sociedade e acabamos ficando mais solitários e aqui neste grupo encontramos uma linda família onde dialogamos sobre tudo, onde encontramos apoio, suprimos nossas carências, aqui somos valorizados, nos sentimos lindas, nos tornamos vaidosas, enfim somos felizes, eu amo dançar”.
A mesma pesquisa que fizemos com a Terceira Idade realizamos com idosos que não participam de nenhum grupo e de primeira mão constatamos que os que não freqüentam são mais depressivos, solitários, carentes, tomam mais remédios e não tem uma perspectiva de vida.

Opinião:
Esta atividade considero ideal pra aguçar nossos conhecimentos, este tipo de atividade nos faz alcançar um nível de informação surpreendente... Eu me apaixonei pelo tema escolhido e cresci muito em ter a oportunidade de realizar esta atividade com pessoas tão experientes e dispostas a encarar a vida.
Se você tiver mais curiosidade sobre a realização desta atividade, pode consultar nosso grupo e aguardar a apresentação final.
Beijocas da Gleyce.