sexta-feira, 27 de junho de 2008

Frases...

"ENSINAR EXIGE A CONVICÇÃO DE QUE A MUDANÇA É POSSÍVEL"Paulo Freire.

Ciências


Baseada na atividade presencial do dia 24/03/2008 e na aplicação da mesma com meus alunos, sugeridas pela Interdisciplina Representação do Mundo Pelas Ciências Naturais consegui fazer com que os alunos trabalhassem a introdução de temas científicos claramente e ao apresentar a atividade me surpreendi com as noções e hipóteses que as crianças apresentaram.
Através desta atividade pude dialogar, indagá-los, com a finalidade de instigar a busca de informações, criar hipóteses, respostas e conhecer os conhecimento prévios de meus alunos.
De acordo com a autora Russel Terezinha Duarte da Rosa em seu teto Repensando o ensino de ciências que “É a partir dos problemas e interesses dos alunos que podemos integrar novas informações e conceitos, ampliando aquelas visões iniciais”.
“A escola, geralmente por desconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes, simplesmente justapõe novas informações as preexistentes sem chegar a transformá-las”.
Mediante estas análises do trecho destacado acima pudemos perceber a importante tarefa de conhecer a realidade dos nossos educandos, de elaborar atividades e projetos de acordo com o meio em que estão inseridos e transformar os conhecimentos prévios em uma ponte para levá-los a pensar e repensar temas científicos, deixando termos mecânico e inserindo termos construtivos.

Tempo...Tempo...


O que é Tempo???


TEMPO PRÁ TUDO - Eclesiaste 3:1-
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de rasgar e tempo de deitar fora;
tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz”.

Social

Mediante as leituras e propostas da Interdisciplina de Estudos Sociais, ficou muito claro em relação às palavras chaves deste semestre.
TEMPO/ESPAÇO
Onde utilizar estes dois tópicos?
Onde aplicar?
Estamos inseridos em qual tempo e espaço?
O nosso planejamento com base nesse semestre é muito significativo, pois fez cada um de nós se localizarmos no tempo que vivemos, nossa realidade e se locomover pelo espaço em que estamos inseridos.
Partindo da realidade do aluno, trabalhar com aulas e materiais concretos, instigantes, que seja rico em exploração, dúvidas e questionamentos... Colocá-lo a par de uma sociedade de muitas diversidades e não criar modelos de aprendizagens e sim propostas e vivencias para que este aluno “hoje com a visão limitada” se torne um aluno frente a entender a maquinaria e a sociedade não muito justa, onde a desigualdade e outros fatores criam uma grande barreira para se ter acesso e oportunidades de se instruir uma criança a ser um cidadão de bem.
Vamos esquecer etapas, pois o conhecimento se constrói a partir das curiosidades e interesses dos educandos, deste modo, vamos NOS proporcionar um currículo escolar diversificado, englobando as noções de tais conceitos como: social, étnicos, cultural, responsáveis, noções de espaço e tempo, etc. Partindo do todo para as partes.

Estudos Sociais




Na Interdisciplina de Estudos Sociais um grande fato marcou este 4° semestre, foi a questão MODELO.
Com os textos, propostas, aulas presenciais, aprendizagem cooperativa pude esclarecer minha mente com relação a seguirmos um modelo.
Temos que lançar nosso aluno para o mundo com muita responsabilidade e cautela, pois muitas vezes a realidade do aluno é contraditória a que a sociedade empoe não sendo correto como educadores nos posicionar mediante alguma situação, principalmente quando se tratar de conflitos. Temos que mostrar os mais diversos modelos, temos que instigar a questão respeito e complementar com a diversidades de vivencias.
Outra aprendizagem relevante foi à questão de seguir criteriosamente um Currículo Escolar, pois temos que ser criativos, aproveitar brechas do dia a dia dos nossos educando para conseguir resultados mais significativos, levantando opiniões, participação e curiosidade.

Um fato real é mostrar muitas maneiras de se ver o mundo, aprender a enxergar de vários ângulos, isso acarretara em transformar criança em cidadãos com autonomia, percebendo que existe um mundo cercado de diferenças ao seu redor e que precisa aprender a conviver em cooperação com a sociedade.

Frase marcante:


“Ver o mundo de forma diferente tem outro sabor e considerar os interesses das crianças é também uma forma de ser um professor cidadão que se compromete com tempo e espaço”.
Gleyce Santos

Escrita...

A escrita sempre fez parte da vida do homem, desde muito tempo se utiliza este “método” para se comunicar, basta nós olharmos as grafias em cavernas, desenhos, símbolos e todo o universo da escrita para percebermos que a evolução tomou conta do universo em todas as áreas, principalmente na “ESCRITA”, que favorece todos pos povos, possibilitando a comunicação e crescimento intelectual, profissional e pessoal.
A “escrita” é tão importante, tão essencial que hoje podemos estudar na modalidade presencial ou a distância como podemos escrever coletivamente ou individualmente ou até mesmo representá-la através de desenho.
Como por exemplo: (símbolo - Proibido Fumar)

Está percebendo que sem ela não vivemos, e que ela é tão importante que podemos percebê-la até com nossos sentidos.

Outro exemplo: (Semáforo)

Que riqueza!!! São muitas as formas simbólicas capazes de possibilitar o compartilhamento de significados. E quanto mais o tempo passa nossa escrita se aprimora, cada vez mais a linguagem e comunicação têm sentido.
A educação a distância foi como a “Queda do Muro de Berlim”, uniu professor x aluno x tecnologia.
Atualmente este método de ensino vem ganhando espaço, credibilidade, ou seja, se tornando realidade principalmente para educandos que moram em difícil acesso e outras carências...
Os resultados desta aprendizagem à distância estão comprovados, tem eficácia, trás resultados em seus métodos de ensino tecnológicos e altamente interativos.
Palavra chave para a proposta EAD... Interação.
Exemplos:
• Nosso grupo de aprendizagem;
• Aulas presenciais;
• Horários on-line;
• Atendimentos presenciais, on-line, telefone, MSN, e-mail...

Nossa!!! São tantas formas de interação que fica difícil estar desatualizado não perceber que a interação é uma ação que exerce mutuamente entre duas ou mais pessoas ou coisas.
Como este semestre nosso grupo sofreu muitas atribulações (saúde, gravidez, óbito) a interação foi maior mais não para estudar e sim para nos ajudar a não desistir desta longa caminhada, havendo uma amizade, um apoio cooperativo.
“Como diz Piaget, operar é operar em comum, ou seja, ajudar por meio de novas operações de correspondência, reciprocidade ou complementaridade”.
Lema do nosso grupo “TODOS POR TODOS”.
Colaborar, entretanto resume-se a união das ações que são realizadas isoladamente pelos parceiros, mesmo quando fazem na direção de um objetivo em comum...

Viva a Evolução!!!
Alcançamos à realidade virtual, nos comunicando e cooperando através da tecnologia e escrita virtual. Como, Blogs, Pbwiki, MSN, e-mail, Rooda...
Todos estes recursos à cima fazem parte de nossa realidade (EAD) e vem trazendo muitos benefícios e recursos em nossos objetivos pedagógicos.
Mediante a todos estes fatos concluímos que a escrita colaborativa nos permite trabalhar claramente as palavras chaves deste semestre “TEMPO/ESPAÇO” e perceber que em grupo temos que respeitar o tempo e interagir no espaço apresentado, embora esta atividade eu não tenha concluído como o solicitado, mas que me esclareceu o que entendo como escrita colaborativa.